O enfoque pedagógico no ensino da primeira língua no Uruguai através de algumas reflexões didáticas do período 1940-1970
Palavras-chave:
teoria do ensino, pedagogia, linguística, ensino de línguas
Resumo
Neste artigo discutimos o marco para a consideração de uma teoria do ensino da língua baseado na identificação de um enfoque pedagógico, que é visto nela como um produto circunstancial. Com a atenção posta especificamente no Uruguai do período 1940–1970, analisámos vários textos escritos por linguistas, filólogos, mestres-escolas e professores cujo objetivo era estabelecer algumas condições práticas e teóricas para o ensino da primeira língua. Nesses textos encontrámos, particularmente, um elemento pedagógico cuja presença interferia com a reflexão sobre a natureza epistêmica da língua e sobre a relação entre falante e língua.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Fustes, J. M. (1). O enfoque pedagógico no ensino da primeira língua no Uruguai através de algumas reflexões didáticas do período 1940-1970. Signo Y seña, (33), 51-69. https://doi.org/10.34096/sys.n33.5257
Edição
Seção
Dossier. La lengua como contenido de enseñanza desde una perspectiva histórica
- Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la Licencia Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0 Internacional, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
- Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales).