Imanência e metafísica em A arte da fuga de J. S. Bach

  • Juan Ignacio Arias Krause Universidad Católica Silva Henríquez
Palavras-chave: Bach, Fuga, A Arte da Fuga, imanência

Resumo

A Arte da Fuga contém elementos particulares definidos, que permitem estabelecer a hipótese de que, dentro da obra de Johann Sebastian Bach, existe um pano de fundo metafísico original. Partindo da estrutura sistemática presente na última grande composição do músico alemão, e do marcado teor circular que ela contém, a originalidade metafísica analisada neste artigo é a consideração de uma concepção imanentista da essência divina. A partir de tal consideração, serão analisadas as possibilidades que contém a estrutura formal da obra para expor como a totalidade do real estaria contida na essência divina para depois desdobrar-se no outro de si, na mesma realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrés, R. (2005). Johann Sebastian Bach. Los días, las ideas y los libros. Barcelona: El Acantilado.

Basomba García, D. (2014). El último Bach y el dodecafonismo como ideal musical: una lectura estética y sociológica. (Tesis de doctorado). Universidad Carlos III, Madrid, España. Recuperado de https://e-archivo.uc3m.es/handle/10016/18313

Butt, J. (Ed.) (2000) Vida de Bach. Madrid: Cambridge University Press.

Copland, A. (2001). Cómo escuchar la música. México: Fondo de Cultura Económica.

Dilthey, W. (1963). La gran música de Bach. Madrid: Taurus.

García Bacca, J. D. (1990). Filosofía de la música. Barcelona: Anthropos.

Gardiner, J. E. (2016). La música en el castillo del cielo. Un retrato de Johann Sebastian Bach. Barcelona: Acantilado.

Geiringer, K. (1982) Johann Sebastian Bach. Culminación de una era. Madrid: Altalena.

González Catalán, L. (2012) Intencionalidad en el uso del Nº 14 en la obra de J. S. Bach. En Neuma (Talca), 2, 10-30. Recuperado de https://neuma.utalca.cl/index.php/neuma/article/view/134

González Catalán, L. (2015) El arte de la fuga de Johann Sebastian Bach (1685-1750). En Neuma (Talca), 1, 58-68. Recuperado de https://neuma.utalca.cl/index.php/neuma/article/view/87

Graetzer, G. (1986) El arte de la fuga: última obra de Johann Sebastian Bach: consideraciones generales. En Anales de la Universidad de Chile, 11, 5, pp. 145-164.

Heidegger, M. (1996). Schelling y la libertad humana. Caracas: Monte Ávila Editores.

Hegel, G. W. F. (2011). Ciencia de la lógica. Vol. 1. Madrid: UAM Ediciones-Abada.

Hegel, G. W. F. (2013). Lecciones sobre la historia de la filosofía III. México: Fondo de Cultura Económica.

Hofstadter, D. (2007). Gödel, Escher y Bach. Un eterno y grácil bucle. Barcelona: Tusquest Editores.

Kerman, J. (2015). The Art of Fugue. Bach Fugues for Keyboard, 1715-1750. California: University of California Press Oakland.

Noemí, J. (1986). Bach ‘Digne Theologus Dicitur’. Una aproximación teológica a la obra de J.S. Bach. En Aisthesis: Revista chilena de investigaciones estéticas, 19, pp. 23-29.

Nys, C. (Ed.) (1962). Bach. Buenos Aires: Fabril.

Otterbach, F. (1998). Johann Sebastian Bach. Vida y obra. Madrid: Alianza Editorial.

Peters, M. (2017). Vocal Music. En R. Leaver (Ed.). The Routledge Research Companion to Johann Sebastian Bach, pp. 267-294. New York: Routledge.

Reyes van Eweyk, A. (2021). Simbología numérica en la obra de Bach. En Neuma (Talca), 2, 51-65. Recuperado de https://neuma.utalca.cl/index.php/neuma/article/view/152

Salazar, A. (1985). Juan Sebastián Bach. Madrid: Alianza Música.

Santa Cruz, D. (1950). La fuga en la obra de Bach. En Revista Musical Chilena, 6(38),16-55. Recuperado de https://revistamusicalchilena.uchile.cl/index.php/RMCH/article/view/11884

Savall, J. (2001). El testamento musical de J. S. Bach. En Die Kunst der Fuge [CD] (libreto). Alia Vox.

Schweitzer, A. (1955). J. S. Bach. El músico-poeta. Buenos Aires: Ricordi Americana.

Soler, J. (1998). Fuga. Técnica e historia. Barcelona: Antoni Bosch.

Soler, J. (2004). J. S. Bach. Una estructura del dolor. Madrid: Antonio Machado Libros.

Trías, E. (2007). El canto de las sirenas. Argumentos musicales. Barcelona: Galaxia Gutenberg.

Wolff, Ch. (2008). Johann Sebastian Bach. El músico sabio. Barcelona: Ma Non Troppo.

Publicado
2024-09-12
Como Citar
Arias Krause, J. I. (2024). Imanência e metafísica em A arte da fuga de J. S. Bach. El oído Pensante, 12(2). https://doi.org/10.34096/oidopensante.v12n2.12866
Seção
Artigos