Processamento de metáforas em crianças do ensino fundamental: Um estudo sobre a relação entre linguagem, cognição e cérebro

  • Leslhy Jasso González Universidad Autónoma de Querétaro
  • Gabriela Calderón Guerrero Universidad Autónoma de Queréetaro
  • Gloria Nélida Avecilla Ramírez Universidad Autónoma de Querétaro
Palavras-chave: metáfora conceitual, enunciados metafóricos, enunciados literais, componente N400, idades escolares

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o comportamento do componente N400 em crianças de língua espanhola com desenvolvimento típico que descodificam frases metafóricas conceptuais ontológicas em comparação com frases literais, a fim de determinar se existem diferenças entre o processamento de ambos os tipos de estímulos. Utilizou-se a técnica electrofisiológica dos potenciais relacionados com eventos (ERPs) para explicar a atividade cerebral em resposta a determinados estímulos linguísticos e cognitivos. O estudo foi realizado com 12 participantes com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, falantes monolingues de espanhol, que cumpriam vários critérios de inclusão. Foram aplicados dois testes psicométricos de inclusão (um teste de compreensão verbal e um teste de compreensão da leitura), um ecrã de adivinhas metafóricas e o paradigma experimental (o registo de um eletroencefalograma enquanto as crianças liam frases metafóricas e literais). Verificou-se que o componente N400 apresenta maior amplitude no processamento de frases metafóricas, sugerindo maior complexidade em relação ao processamento da linguagem literal. Este trabalho produz dados que nos permitem refletir sobre a relação entre linguagem, cognição e processamento cerebral, o que poderá eventualmente ajudar-nos a tomar decisões na investigação e nas práticas didácticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aldunate Nerea, Vladimir López, Carlos Cornejo, Cristobal Moënne-Loccoz & David Carré. 2019. “Analytical and holistic approaches influence the semantic integration: Evidence from the N400 effect”. Revista Signos 52(100): 217-241. doi: 10.4067/S0718-09342019000200217

Alessandroni Nicolás, Julia Martin y María Cristina Piro. 2014. “Una hipótesis sobre los procesos de pensamiento metafórico en el autismo”. Trabajo presentado en el VI Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXI Jornadas de Investigación, Décimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.

Bambini, Valentina, Chiara Bertini, Walter Schaeken, Alessandra Stella y Francesco Di Russo. 2016. “Disentangling Metaphor from Context: An ERP Study”. Frontiers in Psycholog 7: 1-14. doi: 10.3389/fpsyg.2016.00559

Barriga, Rebeca. 2002. Estudios sobre el habla infantil en los años escolares: un solecito calientote. México: El Colegio de México.

Berman, Ruth A. 2004. “The long developmental route of language acquisition”. En Language Development across Childhood and Adolescence, editado por Ruth A. Berman, 9-34. Amsterdam-Philadelphia: John Benjamins.

Brouwer, Harm, Fitz, Hartmut. y Hoeks, John. 2012. Getting real about semantic illusions: rethinking the functional role of the P600 in language comprehension. Brain Res 1446:127-143. doi: 10.1016/j.brainres.2012.01.055

Calderón, Gabriela. 2015. …Porque no puedo bailar con capa y sin capa no puedo bailar… Las metáforas como recurso para comprender la mente infantil. Querétaro: Fontamara.

Calderón, Gabriela y Sofía Vernon. 2012. “Las metáforas personificadoras y su importancia en la comprensión de las adivinanzas”. Revista de Educación y Desarrollo 23: 15-21.

Calderón, Gabriela, Sofía Vernon y Marco Antonio Carrillo. 2012. “Interpretación y reinterpretación de adivinanzas metafóricas: la importancia del nivel de desarrollo y el tipo de tarea en niños de 7 a 13 años”. Estudios de lingüística aplicada 30: 61-81.

Calderón, Gabriela, Cynthia Maldonado y Sofía Vernon. 2017. “La comprensión de las metáforas en niños de primaria”. Revista electrónica de investigación educativa 19(2): 104-113.

Coulson, Seana y Cyma Van Petten. 2002. “Conceptual integration and metaphor. An event-related potential study”. Memory & Cognition 30: 958-968.

Damasio, Antonio. 2005. En busca de Spinoza: neurobiología de la emoción y los sentimientos. España: Editorial Grupo Planeta.

Damasio, Antonio R. y Hanna Damasio. 1992. “Cerebro y lenguaje”. Investigación y Ciencia 194: 59-66.

Díaz, Hernán. 2006. “La perspectiva cognitivista”. En Metáfora en uso, editado por Mariana Di Stefano, 41-62. Buenos Aires: Biblos.

Díaz, Lucero. 2018. “Actividad eléctrica cerebral en el procesamiento de enunciados irónicos en adolescentes”. Tesis de Maestría, Universidad Autónoma de Querétaro.

Domaneschi, Filippo, Paolo Canal, Viviana Masia, Edoardo Vallauri y Valentina Bambini. 2018. “N400 and P600 modulation in presupposition accommodation: The effect of different trigger types”. Journal of Neurolinguistics 45: 13-35. doi:10.1016/j.jneuroling.2017.08.002.

Friederici, Angela D. 2004. “Event-related brain potential studies in language”. Current Neurology and Neuroscience Reports 4.6, 466–470. Mayo 2021. doi:10.1007/s11910-004-0070-0

García, Alejandra. 2013. “Corpus de sustantivos más frecuentes en textos escritos para niños mexicanos, en momentos iniciales de alfabetización”. Tesis Inédita de Maestría, Universidad Autónoma de Querétaro.

Gibbs, Raymond W. Jr. y Herbert L. Colston. 2012. Interpreting figurative meaning. New York: Cambridge University Press.

Hernández, Doris. 2006. “Potenciales relacionados a eventos cognitivos en psicología del deporte”. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte 1(2): 105-117. https://www.redalyc.org/pdf/3111/311126251008.pdf

Hess, Karina. 2014. “Desarrollo del humor en los años escolares: La reflexión metalingüística de chistes referenciales”. Estudios de lingüística aplicada 60: 57- 87. doi:10.22201/enallt.01852647p.2014.60.3

Hinojosa, José A., Manuel Martín-Loeches y Francisco J. Rubia. 2014. “Comprensión del lenguaje y potenciales evocados”. Estudios de Psicología 63-64: 175-188. doi:10.1174/02109399960256847

Huth, Alexander G., Wendy A. Heer, Thomas L. Griffiths, Frédéric E. Theunissen y Jack L. Gallant. 2016. “Natural speech reveals the semantic maps that tile human cerebral cortex”. Nature 532: 453-458. doi:10.1038/nature17637

Invarovna, Abdulhairova F. 2021. “Metaphor in the scientific discourse”. International Journal of progressive sciences and technologies (IJPSAT) 25(1): 69-73. doi:10.52155/ijpsat.v25.1.2773

Jiménez, Daniela Lucía. 2017. “El chiste en el desarrollo lingüístico tardío: Reflexiones metalingüísticas de niños y adolescentes de dos entornos escolares diferentes”. Tesis de Maestría, Universidad Autónoma de Querétaro.

Kutas, Marta, y Kara D. Federmeier. 2011. “Thirty Years and Counting: Finding Meaning in the N400 Component of the Event-Related Brain Potential (ERP)”. Annual Review of Psychology 62: 621-47.

Lai, Vicky Tzuyin, Tim Curran, y Lise Menn. 2009. “Comprehending conventional and novel metaphors: An ERP study”. Brain Research 1284: 145-155. doi:10.1016/j.brainres.2009.05.088

Lai, Vicky Tzuyin, Olivia Howerton y Rutvik H. Desai. 2019. “Concrete processing of action metaphors: Evidence from ERP”. Brain Research 1714: 202-209. doi:10.1016/j.brainres.2019.03.005

Lakoff, George y Mark Johnson. 2004. Metáforas de la vida cotidiana. España: Cátedra.

Lakoff, George y Mark Johnson. 2020. “Conceptual metaphor in everyday language”. En Shaping Entrepreneurship Research, editado por Saras Saravathy, Nicholas Dew y Sankaran Venkataraman, 475-504. London: Routledge.

Langacker, Ronald. 1987. Foundations of cognitive grammar. Theorical prerquisites. Stanford: Stanford University Press.

Langacker, Ronald. 2016. “Metaphor in linguistic thought and theory”. Cognitive Semantics 2(1): 3-29.

Maasen, Sabine y Peter Weingart. (2013). Metaphor and the Dynamics of Knowledge. London: Routledge.

Matute, Esmeralda, Mónica Rosselli, Alfredo Ardila y Feggy Ostrosky-Solís. 2013. Evaluación Neuropsicológica Infantil: Manual. México: Manual Moderno.

Melogno, Sergio, Caterina D’Ardia, Maria Antonietta Pinto y Gabriel Levi. 2012. “Metaphor comprehension in autistic spectrum disorders: case studies of two high-functioning children”. Child Language Teaching Therapy 2: 177-1888. doi: 10.1177/0265659011435179

Melogno, Sergio, Maria Antonietta Pinto y Margherita Orsolini. 2017. “Novel Metaphors Comprehension in a Child with High-Functioning Autism Spectrum Disorder: A Study on Assessment and Treatment”. Frontiers in Psychology 7: 1-8. doi: 10.3389/fpsyg.2016.02004

Mesulam, M-Marsel. 1990. “Large-scale neurocognitive networks and distributed processing for attention, language and memory”. Annals of Nuerologgy 28: 597-613.

Naranjo, Mónica, Kevin Patrick Guzzo, Francia Restrepo de Mejia y María Mercedes Suárez de la Torre. 2012. “Metaphor analysis: a brain area study using event related potentials”. Forma y Función 25(1): 113-128.

Nerea, Alduneta, Vladimir López, Carlos Cornejo, Cristobal Moënne-Loccoz y David Carré. 2019. “Analytical and holistic approaches influence the semantic integration: Evidence from the N400 effect”. Revista Signos 52: 217-241. doi: 10.4067/S0718-09342019000200217

Nippold, Marilyn A. 2004. “Research on later language development: international perspectives”. En Language Development across Childhood and Adolescence, editado por Ruth A. Berman, 1-8. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.

Nippold, Marilyn A. 2016. Later language development: School-age children, adolescents, and young adults. PRO-ED, Inc. 8700 Shoal Creek Boulevard, Austin, TX 78757-6897.

Nicolás, Alessandroni, Julia Martin y María Cristina Piro. 2014. “Una hipótesis sobre los procesos de pensamiento metafórico en el autismo”. Trabajo presentado en el VI Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXI Jornadas de Investigación, Décimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.

Nippold, Marilyn A. 2016. Later language development: School-age children, adolescents, and young adults. Austin: PRO-ED.

Nuñez-Peña M. Isabel, M. José Corral y Carles Escera. 2004. “Potenciales evocados cerebrales en el contexto de la investigación psicológica: una actualización”. Anuario de Psicología 35: 3-21.

Piaget, Jean. 2012. La equilibración de las estructuras cognitivas. México: Siglo XXI.

Pinto, Maria Antonietta, Sergio Melogno y Paolo Iliceto. 2018. “Assessing metaphor comprehension as a metasemantic ability in students from 9-to 14 years-old”. Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto 2: 57-78.

Pollio, Marilyn R. y Howard R. Pollio. 1979. “A Test of Metaphoric Comprehension and Some Preliminary Data”. Journal of child Language 6: 111-120.

Popova, Tatiana G. y Yelena V. Kurochkina. 2014. “Metaphor as a language and mental mechanism in artwork”. Language and culture 2: 68-75.

Rozin, Paul, Julia M. Hormes, Myles S. Faith y Brian Wansink. 2012. “Is meat male? A quantitative multimethod framework to establish metaphoric relationships”. Journal of Consumer Research 39(3): 629-643. doi:10.1086/664970

Silva, Juan, Mario Rodríguez-Camacho, Belén Prieto y Eduardo Aubert. 2013. LEXMEX: diccionario de frecuencias del español de México. México: Universidad Nacional Autónoma de México.

Szokolszky, Agnes. 2019. Perceiving Metaphors: An Approach From Developmental Ecological Psychology. Metaphor and Symbol, 34(1): 17-32. doi:10.1080/10926488.2019.1591724

Sotillo, María, Luis Carretié, José A. Hinojosa, Manuel Tapia, Francisco Mercado, Sara López-Martín y Jacobo Albert. 2005. “Neural Activity associated with metaphor comprehension: spatial analysis”. Neuroscience Letters 373: 5-9.

Sun Lina, Hongjun Chen, Chi Zhang, Fengyu Cong, Xueyan Li y Timo Hämäläinen. 2022. “Decoding brain activities of literary metaphor comprehension: An event-related potential and EEG spectral analysis”. Frontiers in Psychology 13:1-15. doi: 10.3389/fpsyg.2022.913521

Vosniadou, Stella. 1987. Children and metaphors. Child Development 58: 870-885. doi:10.2307/1130223

Wechsler, David. 2007. Escala Wechsler de Inteligencia para Niños WISC-IV. México: Manual Moderno.

Winner, Ellen. 1988. The point of words: Children’s understanding of metaphor and irony. Harvard University Press.

Publicado
2024-10-01
Como Citar
Jasso González, L., Calderón Guerrero, G., & Avecilla Ramírez, G. N. (2024). Processamento de metáforas em crianças do ensino fundamental: Um estudo sobre a relação entre linguagem, cognição e cérebro. Signo Y seña, (45). https://doi.org/10.34096/sys.n45.13690
Seção
Artículos