As práticas de escrita: entre conhecimento, aprendizagem e conteúdo.

  • Maximiliano Rua

Resumo

O artigo argumenta que as práticas de escrita, implantados no cotidiano escolar, contêm em sua tomada de uma rede relacional de diferentes dimensões da experiência sócio-histórica do sujeito. Para fazer isso, ele examina práticas em sala de aula, em uma escola primária do Estado na Província de Buenos Aires. A análise dos registros de classe percebe quadro relacional em que as práticas de escrita se materializar. Práticas que constantemente se referem ao caminho formal dos assuntos a construir conhecimento sobre a escrita. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUCUZZA, R. y SPREGELBURD, R. (2012). Historia de la lectura en la Argentina. Del catecismo colonial a las netbooks estatales. Editoras del Calderón. Bs.As.

FERREIRO, E. y GÓMEZ PALACIO, M. (Compiladoras). (2002). Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escritura. Siglo Veintiuno editores, México.

LORENZATTI, M. d. C. (2009) “Conocimientos, prácticas sociales y usos escolares de cultura escrita de adultos de baja escolaridad”. Tesis Doctoral de la Universidad Nacional de Córdoba-Facultad de Filosofía y Humanidades. Córdoba.

PINEAU, P. (2012). “Historias del enseñar a leer y escribir”. En Serie Temas de Alfabetización Nº 4. Coordinado por Mercedes Potenze y Fernanda Benítez. Ministerio de Educación de la Nación. Bs. As.

RÚA, Maximiliano. 2014. Un análisis antropológico de las prácticas de conocimiento. La producción social de las prácticas de escritura en un 1º grado de la Educación Primaria en el Conurbano Bonaerense. Maestría. FFyL-UBA

Publicado
2016-07-15
Como Citar
Rua, M. (2016). As práticas de escrita: entre conhecimento, aprendizagem e conteúdo. RUNA, Archivo Para Las Ciencias Del Hombre, 37(1), 105-121. https://doi.org/10.34096/runa.v37i1.1589
Seção
Espacio Abierto - Artículos Originales