Tzotziles à da’wa
Do êxodo protestante ao comunalismo islâmico em Chiapas
Resumo
Este artigo analisa o processo de surgimento de uma comunidade muçulmana de origem tzotzil, localizada nos Altos de Chiapas, região localizada no sudeste do México. O seu desenvolvimento é atravessado por um logo processo de conversão religiosa, que não foi isento de violência, marginalização e deslocamento social e que tem como precedente uma primeira conversão de origem protestante. O artigo apresenta uma abordagem etnografia e histórica das distintas fases desse processo, identificado as formas de fragmentação e criação de novas comunidades e mesquitas. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas, compilação de fontes testemunhais, registro fotográfico, etnografia e de fontes documentais.Downloads
Referências
Blackshaw, T. (2010). Key Concepts in Community Studies. Londres: SAGE.
Bernal Hernández, G. (2021). Tzotziles a la da‘wa. Región de refugio político religiosa, la memoria musulmana como producción/aspiración de una imagen del mundo en la utopía de los indígenas tzotziles (Tesis de licenciatura). Universidad Veracruzana, Xalapa, México.
Camargo Martínez, A. (2021). Hacer comunidad y el desarrollo de un protestantismo étnico. Chetumal: El Colegio de la Frontera Norte.
Cañas Cuevas, S. (2006). KOLIYAL ALLAH TSOTSUNKOTIK “Gracias a Allah que somos más Fuertes”. Identidades étnicas sunníes en San Cristóbal de Las Casas, Chiapas (tesis de maestría). Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), México.
Cohen, A. (1985). The Symbolic Construction of Community. Londres y Nueva York: Routledge.
Cortez, J. U. y Martínez, G. (2012). Cambio religioso, expulsión indígena y conformación de organizaciones evangélicas en Los Altos de Chiapas. Política y Cultura, 38, 141-161.
De Marinis, P. (2012) (Coord.). Comunidad: estudios de teoría sociológica. Buenos Aires: Prometeo.
Duarte Hidalgo, C. (2016). ¿Qué es eso a lo que llamamos comunidad? La noción de comunidad en el pensamiento social clásico. Cuadernos de Trabajo Social, 15, 22-46.
Fernández Guerrero, O. (2011). Las mujeres en el Islam: una aproximación. BROCAR, 35, 267-286.
Gossen, G. (1988). Vida y muerte de Miguel Kashlan Héroe Chamula. Arbor, CXXXI, 125-144.
Kuiper, M. J. (2021). Da‘wa: A Global History of Islamic Missionary Thought and Practice. Edimburgo: Edinburgh University Press.
Laval, C. y Dardot, P. (2014). Común. Barcelona: Gedisa.
Lisbona Guillén, M. (2015). De vuelta con la comunidad en el Chiapas poszapatista: el modelo tojolabal. En F. Castro Merrifield y F. García Masip (Coords.), El concepto de comunidad (pp. 13-37). México: Universidad Iberoamericana.
Morquecho, G. (2016). A dos décadas: Indios Chamulas Musulmanes en San Cristóbal de las Casas. Chiapas Paralelo. Recuperado de: https://www.chiapasparalelo.com/opinion/2016/05/a-dos-decadas-indios-chamula-musulmanes-en-san-cristobal-de-las-casas/
Nisbet, R. (1996). La formación del pensamiento sociológico 1. Buenos Aires: Amorrortu.
Pérez Ventura, O. (2012). Movimientos Islamitas en España: El movimiento mundial Murabitun, conversos al Islam en el Al Andaluss indígena de Los Altos de Chiapas en México, entre 1974 y 1994. Boletín del Instituto Español de Estudios Estratégicos, s/n, 1-15.
Pitarch Ramón, P. (2013). La conversión de los cuerpos. Singularidades de las identificaciones religiosas indígenas. LiminaR Estudios Sociales y Humanísticos, 2(2), 6-17.
Rivera Farfán, C. (2007). Acción política de organizaciones evangélicas en Los Altos de Chiapas. Iztapalapa, 28(62-63), 15-27
Robledo Hernández, G. P. (1997). Disidencia y religión: Los expulsados de San Juan Chamula. Tuxtla Gutiérrez: Universidad Autónoma de Chiapas.
Rus, J. (2005). Adaptación local al cambio global: la reorganización de la sociedad indígena de Los Altos de Chiapas en México, entre 1974 y 1994. Contrahistorias, 5, 7-28.
Rus, M. H. y Garma Navarro (Eds.). (2005). Protestantismo en el mundo maya contemporáneo. México: Universidad Nacional Autónoma de México.
Schenerock, Angélica (2013). Más allá de velos y peinados: las reelaboraciones étnicas y genéricas de las chamulas musulmanas sufis en San Cristóbal de Las Casas. LiminaR Estudios Sociales Y Humanísticos, 2(2), 75-94.
Tönnies, F. (1987). Principios de sociología. México: Fondo de Cultura Económica.
Tsing, A. (2005). Friction: An Ethnography of Global Connection. Princeton: Princeton University Press.
Villegas, P. y Zendejas, M. (2012). El regreso de Ibrahim. Letras Libres. Recuperado de: https://www.letraslibres.com/mexico/el-regreso-ibrahim
Zárate Hernández, J.E. (2009). La comunidad imposible. Alcances y paradojas del moderno comunalismo. En M. Lisbona Guillén (Coord.), La comunidad a debate. Reflexiones sobre el concepto de comunidad en el México contemporáneo (pp. 61-85). Zamora: El Colegio de Michoacám y la Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas.
Zárate Hernández, J.E. (2022) (Ed.). Comunidades, utopías y futuros. Debates para el siglo XXI. Zamora: El Colegio de Michoacán.
Runa, archivos para las ciencias é uma publicação do Instituto de Ciencias Antropológicas, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires e é distribuída sob o título Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Runa mantém o seu compromisso com as políticas de Acesso Aberto à informação científica, considerando que tanto as publicações científicas como a investigação financiada com fundos públicos devem circular livremente na Internet, gratuitamente e sem restrições.
Os conteúdos e opiniões expressos nos artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.