“Quem era o verdadeiro selvagem em tudo isso”: as dimensões morais em torno a restituição dos restos humanos

  • Valentina Stella
Palavras-chave: , Restituição, Mapuche-Tehuelche, Economias morais, Agência, Hegemonia.

Resumo

Este artigo explora as dimensões morais que circulavam arredores do caso do retorno de restos humanos da longko (cacique) Inacayal e sua família, que—após a conclusão das campanhas militares no Patagonia—foram  preso e trancado no Museu La Plata, tornando-se "objetos de estudo científico”. O trabalho pretende investigar a maneira em que certas práticas indígenas são consideradas legítimos e éticos para o discurso hegemônico, e outras não. Neste contexto, quando se certas reivindicações ou práticas transcender os pisos hegemônicos tolerável, eles se tornam ações incorreta, " exagerada " e irritante para aqueles que—em nome da defesa dos direitos e reivindicações dos povos indígenas— tentar "resolver" situações de desigualdade e injustiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Ana.María.1994. “The politics of space, time and substance: state formation, nationalism, and ethnicity”. Annual Review of Anthropology 23:379-405.

BRAY, Tamara (ed.) 2001.The Future of the Past: archaeologist, Native Americans and repatriation. New York /London: Garland Publishing.

BLASER, Mario. 2013. “Ontological Conflicts and the Stories of Peoples In Spite of Europe: Towards a Conversation on Political Ontology”, Current Anthropology, The Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research, 54(5): 547-568.

BRIONES, Claudia. 2015. “Políticas indigenistas en Argentina: entre la hegemonía neoliberal de los años noventa y la ‘nacional y popular’ de la última década”. Revista Antípoda, 21:15-21.

DELRIO, Walter y LENTON, Diana. 2009. "¿Qué, para quiénes y según quiénes?: Reparaciones, restituciones y negaciones del genocidio en la política indígena del Estado argentino" Congress of the Latin American Studies Association, Rio de Janeiro, Brazil June 11-14.

ENDERE, María. Luz. 2011. “Cacique Inakayal. La primera restitución de restos humanos ordenada por ley” Corpus. Archivos virtuales de la alteridad americana, Vol. 1, N° 1, 1er semestre, ISSN 1853-8037, URL: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/corpus (06 de agosto 2014)

FASSIN, Didier. 2009. “Les économies morales revisitées. Etude critique suivie de quelques propositions”, Annales. Histoire, Sciences sociales, 6: 1237-1266.

FASSIN, Didier. 2011. Humanitarian Reason. A Moral History of the Present, Berkeley: University of California Press, 336 p.

FASSIN, Didier. 2011. La Force de l’ordre. Une anthropologie de la police des quartiers, Paris: Le Seuil, series La Couleur des idées, 397 p.

GROSSBERG, Laurence. 1992. We Gotta Get Out of This Place. Popular Conservatism and Postmodern Culture. New York: Routledge.

LATOUR, Bruno. 2008. Nunca fuimos modernos. Ensayos de una antropología simétrica. Siglo XXI Editores, Buenos Aires, Argentina.

LAZZARI, Axel. 2005. “La repatriación de los restos de Mariano Rosas: disputas y paradojas en el reconocimiento multicultural de los Raqueles”. Conferencia pronunciada en Seminario Permanente de Antropología Social. Instituto de Desarrollo Económico y Social, Buenos Aires, Mayo. Mimeo.

LAZZARI, Axel 2011. “Reclamos, restituciones y repatriaciones de restos humanos indígenas: cuerpos muertos, identidades, cosmologías, políticas y justicia”. Corpus. Archivos virtuales de la alteridad americana, Vol. 1, N° 1, 1er semestre, ISSN 1853-8037, URL: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/corpus

MIGNOLO, Walter. 2000. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press.

MIHESUAH, Devon (ed.) 2000. Repatriation Reader. Who Owns American Indian Remains? Lincoln and London: University of Nebraska Press.

PEPE, Fernando, AÑON SUÁREZ, Miguel y HARRISON, Patricio. 2010. Antropología del genocidio. Identificación y restitución: colecciones de restos humanos en el Museo de La Plata. La Plata: de La Campana.

POLLAK, Michael. 2006. Memoria, olvido y silencio. La producción social de identidades frente a situaciones límite. Ediciones el Margen. La Plata.

RAMOS, Ana. 2010. Los pliegues del linaje. Memorias y políticas mapuches-tehuelches en contextos de desplazamiento. Eudeba. Buenos Aires.

RAMOS Ana, SABATELLA María Emilia y STELLA Valentina. 2013. La subjetividad en la recuperación de algunas tensiones. Una perspectiva antropológica. Revista Identidades 3:115-121

RANCIERE, Jacques. 1996 El Desacuerdo. Política y Filosofía. Ediciones Nueva Visión. Buenos Aires.

RESTREPO, Eduardo. 2012. Intervenciones en teoría cultural. Editorial Universidad del Cauca, Popayán, Colombia.

RODRÍGUEZ, Mariela Eva. 2011. “Casualidades” y “causalidades” de los procesos de patrimonialización en la provincia de Santa Cruz”. Corpus. Archivos virtuales de la alteridad americana, Vol. 1, N° 1, 1er semestre, ISSN 1853-8037, URL: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/corpus

SCOTT, James. 2000. Los dominados y el arte de la resistencia. Discursos ocultos. Ediciones Era. México.

THOMPSON, Edward Palmer. 1995. “Economía moral revisitada”. En: Costumbres en común. Barcelona. Crítica.

WILLIAMS, Raymond. 1997 [1977] Marxismo y literatura. Ediciones Península. Barcelona.

Publicado
2017-12-21
Como Citar
Stella, V. (2017). “Quem era o verdadeiro selvagem em tudo isso”: as dimensões morais em torno a restituição dos restos humanos. RUNA, Archivo Para Las Ciencias Del Hombre, 37(2), 61-78. https://doi.org/10.34096/runa.v37i2.2297
Seção
Espaço aberto - Artigos originais